sexta-feira, 27 de junho de 2008

Adolescência

A adolescência, segundo a Organização Mundial de Saúde, inicia-se por volta dos 10 anos e finaliza-se por volta dos 19. Tal definição contempla apenas as transformações biológicas, psicológicas e econômicas que ocorrem nessa fase do ciclo vital. Porém, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990, no art. 2º “Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompleto, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade” (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, 1990, p. 01).
A adolescência é uma fase da vida humana compreendida entre a infância e a idade adulta, marcada pelas mudanças biológicas, que nem sempre são determinantes, sendo os elementos sociais decisivos para declarar uma criança como adolescente. Não há uma idade cronológica definida para o começo da adolescência, visto que há divergências entre diversos autores (GOODSON; DÍAZ, 1990).
O começo da adolescência é marcado pela puberdade, ou seja, as mudanças físicas que são estimuladas pela produção de hormônios sexuais: testosterona (nos rapazes) e estrogênio e progesterona (nas moças), os quais são responsáveis, nos meninos, pelo surgimento das características sexuais secundárias, entre elas crescimento dos testículos, aparecimento dos pêlos pubianos, aumento no pênis, mudança da voz, ejaculações, produção de espermatozóides e, nas meninas pelo aumento dos seios, aparecimento dos pêlos pubianos, menstruação etc.
Do mesmo jeito, o término da adolescência não tem uma idade cronológica consensual, sendo esta apenas um valor referencial. Em linhas gerais, o final dessa fase é determinado mais por intermédio de elementos psicológicos e sociológicos do que por elementos biológicos. Alguns autores apontam determinadas características que denotam o término da adolescência: estabelecimento da identidade sexual, saber estabelecer relações afetivas estáveis, ter capacidade de assumir compromissos profissionais; manter-se economicamente, adquirir os sistemas de valores morais pessoais e saber manter uma relação de reciprocidade com a geração precedente (OSÓRIO, 1989 apud KROTH, 2005).
Além das mudanças no corpo durante a adolescência, vão surgindo dúvidas, vontades, curiosidades, ansiedades, desejos e a busca do prazer, expressando assim a sua sexualidade. Nesta fase se dá o despertar para “o sexo”, pois, a partir do momento que o adolescente sofre as transformações do corpo, chamando a sua atenção para as funções sexuais adquire, então, a capacidade reprodutora bem como para tudo que diz respeito à sexualidade (LEVISKY, 1997 apud Kroth, 2005).

Nenhum comentário: